Pular para o conteúdo principal

Caixa anuncia novas medidas que impactam diretamente no financiamento de imóveis

Caixa anuncia novas medidas que impactam diretamente no financiamento de imóveis

 

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta quinta-feira (02/07) em live transmitida pelo canal no Youtube do banco , novas medidas para estimular o crédito imobiliário e ressaltaram o volume recorde de contratações em 2020, mesmo em meio à pandemia.

 

Resultados contratações de crédito imobiliário em 2020.

 

Principalmente como resposta à sensibilidade econômica gerada pelos impactos do COVID-19, os resultados de habitação do banco e da contratação de novos recursos oscilam, mas indicam uma retomada gradual.

Em 2020, foram 2 mil contratos por dia e 873 mil pessoas com a casa própria.

Junho de 2020, mesmo sendo um período inserido na pandemia do COVID-19, foi o melhor mês para a contratação do Minha Casa Minha Vida com a utilização do recurso FGTS, com 6,4 bilhões de reais movimentados. Em 2020, soma-se quase 30 milhões e 172 mil unidades habitacionais.

Fonte: Caixa Econômica no Youtube

 

Alívio nas despesas iniciais na compra do imóvel

 

Inclusão dos custos cartorários e do ITBI no contrato de financiamento.

·         Registro eletrônico do contrato habitacional para unidades vinculadas a empreendimentos financiados pelo banco. Serviço disponível em 1356 cartórios, em 14 estados, a partir de 13 de julho.

 

Os custos cartorários e despesas de ITBI serão incluídos no próprio financiamento e diluídos nas parcelas para todas as operações residenciais com recursos do FGTS e, nas operações com recursos SBPE, para imóveis com valor de avaliação de até R$ 1,5 milhão. O limite das custas financiáveis é de 5% sobre o valor financiado pelo cliente para operações contratadas com recursos SBPE e, com recursos do FGTS, o limite é de 4%.

 

Já o registro eletrônico permitirá acelerar o registro das operações, que antes levava em torno de 45 dias e agora poderá ser finalizado, em média, em 5 dias, agilizando com isso a entrega das chaves ao cliente e acelerando o recebimento das Construtoras do recurso financiado.

 

Veja mais detalhes:

 

Fonte: Caixa Econômica no Youtube

 

 Boas notícias para as Construtoras

 

Com a pandemia, as construções tiveram as atividades pausadas, mas foi anunciado que menos de 1% das obras continua paralisadas em função da crise. Atualmente, são mais de 5 mil e 600 empreendimentos em obras, somando 740 mil unidades habitacionais em construção.

Assim, novas medidas foram anunciadas para as construtoras:

Fonte: Caixa Econômica no Youtube


Utilização de recursos de recebíveis no pagamento de encargos dos empreendimentos (Funding SBPE).

·         Flexibilização da comercialização mínima de 30% para 15% em novos empreendimentos (Funding SBPE e FGTS).

·         Flexibilização da exigência de 15% de obra em novos empreendimentos (Funding SBPE e FGTS).

 

A expectativa da Caixa com as medidas é contratar 1.280 novos empreendimentos, o que representa 156 mil novas moradias e 485 mil empregos diretos e indiretos gerados. 

 

Então, chegou a hora de aproveitar as novidades que facilitam o crédito e garantem mais rapidez e tecnologia no processo da compra da casa própria.

Escolha o seu imóvel em Belo Horizonte e agende um bate-papo com um corretor especializado.

 

E aí, gostou? Envie para um amigo que tem dúvidas ou que está buscando uma imobiliária confiável para comprar ou administrar seus imóveis!

 

Um Grande abraço, fique com Deus e até a próxima.

Thiago Samora

Diretor Prestigiar Imóveis

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bancos anunciam prorrogação nos Contratos de Financiamento / Crédito Pessoa Física e Jurídica- Saiba Tudo A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN – e seus bancos associados anunciaram ontem (16) medidas de estímulo à economia para amenizar os efeitos negativos do COVID-19 (Coronavírus) no emprego e na renda. Os cinco maiores bancos associados - Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander - estão abertos e comprometidos em atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados. Saiba mais como proceder e tire suas dúvidas sobre o assunto. Como eu faço para solicitar a prorrogação de uma dívida que tenho com meu banco? R: Os clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas devem entrar em contato com seu banco, expor seu caso para saber das condições para prorrogar a dívida por até 60 dias.
QUAIS TAXAS DEVO PAGAR E PARA QUEM, NA COMPRA DO IMÓVEL? Está planejando comprar uma casa para chamar de sua? Então saiba quais taxas deverão ser pagas, por quem e para quem. Comprar ou vender um imóvel é uma transação que envolve o pagamento de diversas taxas e impostos. Apesar de serem ignoradas por alguns, as taxas do imóvel têm um valor considerável e precisam entrar no planejamento financeiro para evitar surpresas. Para te ajudar a se programar corretamente, separamos o que é preciso pagar, quando o pagamento deve ser efetuado e para onde vai o dinheiro. Ficou interessado? Continue lendo este texto para descobrir! Escritura Pública A  escritura pública  é um documento muito importante, é ela que comprova e registra a compra e venda no Cartório de Notas. Para isso, é necessário portar os documentos originais, inclusive da esposa ou do marido, se for o caso. O valor depende do local onde a compra for efetuada e só deve ser pago por quem comprou o imóvel à vi