Bancos anunciam prorrogação nos Contratos de Financiamento
/ Crédito
Pessoa Física e Jurídica- Saiba Tudo
A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN – e seus bancos
associados anunciaram ontem (16) medidas de estímulo à economia para
amenizar os efeitos negativos do COVID-19 (Coronavírus) no emprego e na renda.
Os cinco maiores bancos associados - Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú
Unibanco e Santander - estão abertos e comprometidos em atender pedidos de
prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de clientes pessoas
físicas e micro e pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e
limitados aos valores já utilizados. Saiba mais como proceder e tire suas
dúvidas sobre o assunto.
- Como
eu faço para solicitar a prorrogação de uma dívida que tenho com meu
banco?
R: Os clientes
pessoas físicas e micro e pequenas empresas devem entrar em contato com seu
banco, expor seu caso para saber das condições para prorrogar a dívida por até
60 dias. A medida vale para os contratos que estejam em vigência, com
pagamentos em dia. Cada instituição irá definir o prazo e as condições dos
novos pagamentos.
- É
necessário ir presencialmente até a agência para pegar esta informação e
renegociar o prazo de uma dívida?
R: Não é
necessário ir presencialmente na agência bancária. O cliente pode ligar para
seu gerente e usar os canais eletrônicos para entrar em contato com seu banco.
Saiba mais abaixo.
- A
prorrogação de dívidas é automática?
R:
Não. Primeiramente, o cliente deve procurar o banco para renegociar o prazo,
que poderá ser estendido por até 60 dias.
- A
medida vale para quais bancos?
R: A medida
vale para Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander.
- As
medidas anunciadas pelos bancos são válidas para quais tipos de dívidas?
R: Valem para
todos os contratos de crédito feitos pelo cliente com o banco. Não se estende
às dívidas no cartão de crédito e cheque especial. Para mais informações, o
cliente deve entrar em contato com o seu banco.
- A
medida vale para boletos de consumo?
R: Não, a
medida não inclui boletos de consumo geral - água, luz, telefone – e tributos,
porque se referem a serviços prestados por concessionárias de serviços públicos
e governos.
- Após
renegociar uma dívida de um empréstimo que tenho com o banco, a instituição
pode me cobrar juros?
R: Cada banco
irá estabelecer seu procedimento, e cada caso será avaliado de forma
individual.
- Tenho
garantia de conseguir uma prorrogação de um prazo de 60 dias?
R: O prazo é
de até 60 dias. O cliente precisa entrar em contato com o seu banco.
Canais de
Atendimento dos Bancos
Para ter agilidade e
eficiência na utilização dos canais de atendimento do seu banco, confira o que
cada um faz e como utilizá-lo.
CANAIS
DIGITAIS
Internet
banking e Apps bancários - realizam quase todas
as operações bancárias de onde você estiver.
Verifique com o seu banco
qual o procedimento para cadastrar a sua senha e utilizar todos os serviços
disponibilizados pelo Internet Banking e APPs.
Redes Sociais
- Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram são alguns
exemplos das mídias usadas para levar informação e manter o cliente conectado
com a instituição.
Caixas
Eletrônicos – Além dos caixas próprios de seu banco, a rede
Banco 24 Horas atende com as mesmas vantagens e facilidades e não cobram
tarifas adicionais para realização de operações bancárias.
CANAIS
TELEFÔNICOS
Central de
Atendimento – deve ser utilizado para realizar serviços
transacionais:
- Saldos e extratos
- Pagamentos, resgates,
transferências e demais transações
- Informações e dúvidas
Clique
aqui e confira a lista completa de telefones dos bancos.
Vamos juntos
passar por essa etapa.
#juntoscontraocoronavirus
Um Grande abraço, fique com Deus e até a próxima.
Thiago Samora
Diretor Prestigiar Imóveis
Fonte: FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos
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