Pular para o conteúdo principal

GOLPE IMOBILIÁRIO:

Confira os riscos de comprar ou vender imóvel sem um corretor


Com o avanço da internet, ficou muito mais fácil anunciar ou procurar anúncios de imóveis para locação ou venda. Afinal, são vários os sites ou até mesmo grupos de discussão em redes sociais em que se reúnem várias opções. Dá até mesmo para agendar visitas e fazer negociações online!
No entanto, nem sempre essa facilidade é tão vantajosa quanto pode parecer à primeira vista. Isso porque o processo de realização de transações imobiliárias envolve uma série de detalhes e de particularidades que podem ser um pouco complexos para quem é leigo no assunto. No fim, isso pode acabar resultando em erros, pendências e até prejuízos financeiros, que não aconteceriam se a compra tivesse a mediação de um corretor ou de uma imobiliária.
Alugar ou comprar um imóvel envolve muito mais do que a transação comercial. Práticas de vistoria, cláusulas de contrato e itens que são de incumbência de cada parte na transação. Pendencias financeiras, judiciais que possam existir no imóvel, ou até mesmo um falso cliente ou proprietário. Todos esses aspectos devem ser considerados e avaliados por quem já tem experiência no assunto e conhece bem o trâmite das negociações imobiliárias.
AINDA existem alguns erros comuns que costumam acontecer quando a transação é feita diretamente com o proprietário. Confira alguns destaques:
Menor possibilidade de visualização
Foi-se o tempo em que colocar uma placa na porta de casa era suficiente para atrair interessados. A grande oferta do mercado faz com que simples anúncios, mesmo que feitos online, acabem não se tornando muito atrativos junto ao público.
Quando uma imobiliária pega um imóvel sob seus cuidados, ela além de utilizar serviços de profissionais como fotógrafos e redatores para qualificar a divulgação do imóvel, o coloca ao dispor de uma lista de clientes e de todos os seus contatos, o que otimiza o tempo de encontrar um possível comprador ou inquilino. Além disso, o corretor ainda fica a cargo de todas as visitas e, com isso, você não precisa dispor de tempo livre.
Riscos ao receber pessoas estranhas para visitar o imóvel e possíveis golpes
Não é só o tempo livre que pode ser um empecilho na hora das visitas, mas também a segurança. Imagine receber um estranho e sofrer um assalto enquanto mostra seu imóvel?
Isso não é tão comum com as imobiliárias, porque elas possuem sistemas de checagem de dados que não estão ao alcance do público em geral, o que ajuda a aumentar a segurança durante a visita.

Dificuldade com a parte burocrática e a documentação
Por mais experiência que se tenha na realização de transações imobiliárias, existem uma série de providências que vão desde o ato da elaboração do contrato até a resolução de questões adicionais como levantamento e análise de toda a documentação necessária para garantir a lisura da negociação. “Uma simples certidão que não foi solicitada e analisada durante o processo de negociação, pode fazer com que todo o processo de venda seja inviabilizado, ou pior, fazer com que a venda seja anulada pela justiça”.
Como os corretores têm conhecimento mais profundo sobre isso, você não precisa se preocupar em checar a legislação vigente na cidade e que devem ser seguidas para a execução correta de todos os procedimentos.
O tempo do cliente é diferente do seu
Nem sempre uma única visita é suficiente para que o interessado tome a sua decisão. Muitas vezes, são necessárias várias idas até o imóvel e até mesmo a visita de todos os futuros moradores em horários diferentes.
Como pode ser complicado conciliar tudo isso com sua agenda no dia a dia, ter um corretor com boa disponibilidade é fundamental para aumentar a quantidade de visitas que o imóvel recebe.

Os perigos do preço baixo

Sabemos que antes de qualquer compra, principalmente de um imóvel, o valor do investimento é um dos primeiros requisitos avaliados.
Quando o preço do imóvel é incrivelmente barato, é comum o senso de urgência na hora de fechar negócio para não perder a oferta. Mas cuidado: é exatamente nesses casos que acontecem os maiores golpes imobiliários.
Com medo de perderem uma condição de pagamento que beira o inacreditável, os interessados rapidamente entregam um valor de entrada, até assina contrato acreditando que estão assegurados, mas não sabem nada do real estado e procedência do imóvel, sem qualquer comprovação legal ou garantia da compra desse empreendimento. Ou seja, as pessoas dão um sinal em um imóvel que sequer existe.
O risco de vender o imóvel com valor abaixo do mercado
Uma das partes mais importante da venda ou da locação de um imóvel é a avaliação da propriedade, para que se possa estabelecer um preço justo e que atenda às necessidades do proprietário, ao mesmo tempo em que fica competitivo no mercado.
Um corretor qualificado é capaz de fazer isso de forma correta e você não precisa se preocupar em levar prejuízos nem em acabar ficando com um imóvel desinteressante para possíveis compradores.

Financiamento de imóvel com restrição no nome
Muito cuidado. São falsas as promessas de que é possível parcelar a compra de um imóvel, mesmo tendo o “nome sujo” como é o caso do SPC.
Por isso, não confie em “corretores” ou instituições financeiras que induzirem algo desse tipo.

Faça a sua parte como consumidor
Destacamos três principais pontos de atenção antes de iniciar qualquer negociação imobiliária:
·         Tenha certeza que está negociando com um corretor e imobiliária devidamente cadastrado no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) pois são os únicos habilitados para fazer transações imobiliárias.
·         Conheça a reputação da empresa ou do corretor. Aproveite para pedir indicação para conhecidos que já fizeram algum negócio imobiliário;
·         Existem, sim, boas oportunidades no mercado, porém um pouco mais de cuidado com ofertas milagrosas é muito importante.

Agora que já sabe como funciona, conte com os corretores da Prestigiar Imóveis, nesta jornada tão importante que é a busca por um imóvel específico e especial.


Um Grande abraço, fique com Deus e até a próxima.

Thiago Samora
Diretor Prestigiar Imóveis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUAIS TAXAS DEVO PAGAR E PARA QUEM, NA COMPRA DO IMÓVEL? Está planejando comprar uma casa para chamar de sua? Então saiba quais taxas deverão ser pagas, por quem e para quem. Comprar ou vender um imóvel é uma transação que envolve o pagamento de diversas taxas e impostos. Apesar de serem ignoradas por alguns, as taxas do imóvel têm um valor considerável e precisam entrar no planejamento financeiro para evitar surpresas. Para te ajudar a se programar corretamente, separamos o que é preciso pagar, quando o pagamento deve ser efetuado e para onde vai o dinheiro. Ficou interessado? Continue lendo este texto para descobrir! Escritura Pública A  escritura pública  é um documento muito importante, é ela que comprova e registra a compra e venda no Cartório de Notas. Para isso, é necessário portar os documentos originais, inclusive da esposa ou do marido, se for o caso. O valor depende do local onde a compra for efetuada e só deve ser pago por quem comprou o imóvel à vi

Caixa anuncia novas medidas que impactam diretamente no financiamento de imóveis

Caixa anuncia novas medidas que impactam diretamente no financiamento de imóveis   O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta quinta-feira (02/07) em live transmitida pelo  canal no Youtube do banco , novas medidas para estimular o crédito imobiliário e ressaltaram o volume recorde de contratações em 2020, mesmo em meio à pandemia.   Resultados contratações de crédito imobiliário em 2020.   Principalmente como resposta à sensibilidade econômica gerada pelos impactos do COVID-19, os resultados de habitação do banco e da contratação de novos recursos oscilam, mas indicam uma retomada gradual. Em 2020, foram 2 mil contratos por dia e 873 mil pessoas com a casa própria. Junho de 2020, mesmo sendo um período inserido na pandemia do COVID-19, foi o melhor mês para a contratação do Minha Casa Minha Vida com a utilização do recurso FGTS, com 6,4 bilhões de reais movimentados. Em 2020, soma-se quase 30 milhões e 172 mil unidades habitacionais. Fo
Composição de renda ou Renda familiar! Como funciona? Quer saber como a composição de renda familiar pode te ajudar a financiar seu imóvel? Vamos imaginar que você já encontrou o imóvel do seu sonho, mas na hora de financiar a sua renda não é suficiente para que o banco libere um financiamento adequado ou suficiente para compra. E agora? Bem, nessa situação uma boa opção é a composição de renda. Então, hoje queremos te explicar o que é composição de renda e quais são os requisitos, as vantagens e desvantagens. Bora lá! O que é a composição de renda familiar? Na aprovação do crédito, os bancos avaliam vários itens para ter a garantia de que você pode assumir com o compromisso que está contraindo. Um destes vários requisitos é o famoso comprometimento de renda. Na grande maioria, os bancos permitem uma parcela que comprometa até 30% da sua renda mensal bruta, mas e se a sua  renda não for o suficiente  para contratar o financiamento necessário? Neste caso, vo