Pular para o conteúdo principal


Composição de renda ou Renda familiar! Como funciona?


Quer saber como a composição de renda familiar pode te ajudar a financiar seu imóvel?

Vamos imaginar que você já encontrou o imóvel do seu sonho, mas na hora de financiar a sua renda não é suficiente para que o banco libere um financiamento adequado ou suficiente para compra. E agora? Bem, nessa situação uma boa opção é a composição de renda.
Então, hoje queremos te explicar o que é composição de renda e quais são os requisitos, as vantagens e desvantagens. Bora lá!

O que é a composição de renda familiar?
Na aprovação do crédito, os bancos avaliam vários itens para ter a garantia de que você pode assumir com o compromisso que está contraindo. Um destes vários requisitos é o famoso comprometimento de renda. Na grande maioria, os bancos permitem uma parcela que comprometa até 30% da sua renda mensal bruta, mas e se a sua renda não for o suficiente para contratar o financiamento necessário?
Neste caso, você pode compor renda com outra pessoa, ou seja, você não será a única pessoa responsável por pagar o imóvel e, portanto, poderá financiar um valor maior.

Qualquer um pode compor renda no financiamento?
Bem, existem regras específicas que variam de acordo com o banco, mas de modo geral, os bancos não costumam impor restrições quanto às pessoas que estão compondo renda.
Então segue abaixo algumas possibilidades de composição de renda:
Cônjuges, namorados ou casais homossexuais;
Enteado, padrasto e madrasta;
Pais, sogros e filhos;
Irmãos e amigos;
Tios e primos.
Mas lembre-se, ao compor renda todas as exigências para financiamento passam a valer para todas a pessoas da composição de renda! Com isso, nenhum membro pode ter restrições em instituições financeiras, nem renda comprometida com financiamento e empréstimos, pois pode atrapalhar na liberação de crédito.

E ao compor renda, você precisa se lembrar de que as pessoas incluídas no financiamento passam a ser co-proprietárias do imóvel. Então, é melhor pensar com carinho nas pessoas com quem você gostaria de dividir o seu sonho!

Tem vantagem na composição de renda para financiar um imóvel?
Claro que temos algumas vantagens, por isso esta modalidade é tão procurada.
Segue 3 vantagens:

A Oportunidade de realizar o seu sonho
Muitas vezes a composição de renda é a única forma de conseguir o valor de financiamento do imóvel desejado.
Com a possibilidade de fazer o financiamento em conjunto com familiares e amigos, o seu sonho fica mais próximo de se tornar realidade.

Aumento do valor financiado
Com mais pessoas se responsabilizando pelas parcelas, há um aumento considerável do valor a ser financiado e para os participantes do MCMV(Minha Casa Minha Vida) a renda conjunta tem a melhora no subsidio.

Utilização do FGTS
Ao compor renda, é possível utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço de cada um dos compradores. O FGTS pode ser usado para quitar parcelas do financiamento ou para dar entrada no imóvel.


Tenho alguma desvantagem ao Compor Renda?

Nesta modalidade, como a renda conjunta fica maior e assim possibilitando um aumento no valor financiado, consequentemente o valor das Parcelas do financiamento também tem o aumento, por tanto, é preciso cuidado na hora de decidir nesta modalidade. Caso a pessoa escolhida não venha de fato ajudar no pagamento das parcelas apenas na composição de renda, tenha certeza de que você conseguirá pagar o valor das parcelas. Lembrando, mesmo que a pessoa não te ajude, ela e co-proprietária do imóvel. Então pense bem.


Pronto, agora que já sabe tudo sobre renda conjunta, basta separar toda documentação e ir correndo realizar seu sonho!

Lembre-se! Aqui na Prestigiar Imóveis você sempre encontrará um especialista no mercado para te auxiliar.



Um Grande abraço e fique com Deus e até a próxima.

Thiago Samora
Diretor Prestigiar Imóveis


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa anuncia novas medidas que impactam diretamente no financiamento de imóveis

Caixa anuncia novas medidas que impactam diretamente no financiamento de imóveis   O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta quinta-feira (02/07) em live transmitida pelo  canal no Youtube do banco , novas medidas para estimular o crédito imobiliário e ressaltaram o volume recorde de contratações em 2020, mesmo em meio à pandemia.   Resultados contratações de crédito imobiliário em 2020.   Principalmente como resposta à sensibilidade econômica gerada pelos impactos do COVID-19, os resultados de habitação do banco e da contratação de novos recursos oscilam, mas indicam uma retomada gradual. Em 2020, foram 2 mil contratos por dia e 873 mil pessoas com a casa própria. Junho de 2020, mesmo sendo um período inserido na pandemia do COVID-19, foi o melhor mês para a contratação do Minha Casa Minha Vida com a utilização do recurso FGTS, com 6,4 bilhões de reais movimentados. Em 2020, soma-se quase 30 milhões e 172 mil unidades ...
E AÍ, SERÁ QUE É O MOMENTO IDEAL PARA COMPRAR UM IMÓVEL? Bem, claro que dependerá da sua capacidade financeira, e isso ninguém melhor para saber a não ser você mesmo. Mas se está bem estabilizado financeiramente e ainda não sabe se deve ou não comprar um imóvel agora, se espera um pouco mais, ou deixa para o ano de 2021, quero lhe mostrar alguns pontos de vista de analistas do setor imobiliário, e com isso contribuir na sua tomada de decisão,   se compra ou não compra seu imóvel agora. Talvez você já tenha tido a oportunidade de conversar com uma pessoa mais velha sobre investimentos e aprendido uma receita centenária para a construção de patrimônio:  invista em imóveis . Essa orientação foi e ainda é o que mais escuto quando tenho a oportunidade de buscar um pouco de conhecimento com investidores mais experientes, claro, nunca deixando de lado a diversificação nos investimentos. O coronavírus vem devastando uma grande variedade de ativos você já deve estar cient...
Bancos anunciam prorrogação nos Contratos de Financiamento / Crédito Pessoa Física e Jurídica- Saiba Tudo A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN – e seus bancos associados anunciaram ontem (16) medidas de estímulo à economia para amenizar os efeitos negativos do COVID-19 (Coronavírus) no emprego e na renda. Os cinco maiores bancos associados - Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander - estão abertos e comprometidos em atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados. Saiba mais como proceder e tire suas dúvidas sobre o assunto. Como eu faço para solicitar a prorrogação de uma dívida que tenho com meu banco? R: Os clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas devem entrar em contato com seu banco, expor seu caso para saber das condições para prorrogar a dívida por até 60 d...