Pular para o conteúdo principal


Composição de renda ou Renda familiar! Como funciona?


Quer saber como a composição de renda familiar pode te ajudar a financiar seu imóvel?

Vamos imaginar que você já encontrou o imóvel do seu sonho, mas na hora de financiar a sua renda não é suficiente para que o banco libere um financiamento adequado ou suficiente para compra. E agora? Bem, nessa situação uma boa opção é a composição de renda.
Então, hoje queremos te explicar o que é composição de renda e quais são os requisitos, as vantagens e desvantagens. Bora lá!

O que é a composição de renda familiar?
Na aprovação do crédito, os bancos avaliam vários itens para ter a garantia de que você pode assumir com o compromisso que está contraindo. Um destes vários requisitos é o famoso comprometimento de renda. Na grande maioria, os bancos permitem uma parcela que comprometa até 30% da sua renda mensal bruta, mas e se a sua renda não for o suficiente para contratar o financiamento necessário?
Neste caso, você pode compor renda com outra pessoa, ou seja, você não será a única pessoa responsável por pagar o imóvel e, portanto, poderá financiar um valor maior.

Qualquer um pode compor renda no financiamento?
Bem, existem regras específicas que variam de acordo com o banco, mas de modo geral, os bancos não costumam impor restrições quanto às pessoas que estão compondo renda.
Então segue abaixo algumas possibilidades de composição de renda:
Cônjuges, namorados ou casais homossexuais;
Enteado, padrasto e madrasta;
Pais, sogros e filhos;
Irmãos e amigos;
Tios e primos.
Mas lembre-se, ao compor renda todas as exigências para financiamento passam a valer para todas a pessoas da composição de renda! Com isso, nenhum membro pode ter restrições em instituições financeiras, nem renda comprometida com financiamento e empréstimos, pois pode atrapalhar na liberação de crédito.

E ao compor renda, você precisa se lembrar de que as pessoas incluídas no financiamento passam a ser co-proprietárias do imóvel. Então, é melhor pensar com carinho nas pessoas com quem você gostaria de dividir o seu sonho!

Tem vantagem na composição de renda para financiar um imóvel?
Claro que temos algumas vantagens, por isso esta modalidade é tão procurada.
Segue 3 vantagens:

A Oportunidade de realizar o seu sonho
Muitas vezes a composição de renda é a única forma de conseguir o valor de financiamento do imóvel desejado.
Com a possibilidade de fazer o financiamento em conjunto com familiares e amigos, o seu sonho fica mais próximo de se tornar realidade.

Aumento do valor financiado
Com mais pessoas se responsabilizando pelas parcelas, há um aumento considerável do valor a ser financiado e para os participantes do MCMV(Minha Casa Minha Vida) a renda conjunta tem a melhora no subsidio.

Utilização do FGTS
Ao compor renda, é possível utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço de cada um dos compradores. O FGTS pode ser usado para quitar parcelas do financiamento ou para dar entrada no imóvel.


Tenho alguma desvantagem ao Compor Renda?

Nesta modalidade, como a renda conjunta fica maior e assim possibilitando um aumento no valor financiado, consequentemente o valor das Parcelas do financiamento também tem o aumento, por tanto, é preciso cuidado na hora de decidir nesta modalidade. Caso a pessoa escolhida não venha de fato ajudar no pagamento das parcelas apenas na composição de renda, tenha certeza de que você conseguirá pagar o valor das parcelas. Lembrando, mesmo que a pessoa não te ajude, ela e co-proprietária do imóvel. Então pense bem.


Pronto, agora que já sabe tudo sobre renda conjunta, basta separar toda documentação e ir correndo realizar seu sonho!

Lembre-se! Aqui na Prestigiar Imóveis você sempre encontrará um especialista no mercado para te auxiliar.



Um Grande abraço e fique com Deus e até a próxima.

Thiago Samora
Diretor Prestigiar Imóveis


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUAIS TAXAS DEVO PAGAR E PARA QUEM, NA COMPRA DO IMÓVEL? Está planejando comprar uma casa para chamar de sua? Então saiba quais taxas deverão ser pagas, por quem e para quem. Comprar ou vender um imóvel é uma transação que envolve o pagamento de diversas taxas e impostos. Apesar de serem ignoradas por alguns, as taxas do imóvel têm um valor considerável e precisam entrar no planejamento financeiro para evitar surpresas. Para te ajudar a se programar corretamente, separamos o que é preciso pagar, quando o pagamento deve ser efetuado e para onde vai o dinheiro. Ficou interessado? Continue lendo este texto para descobrir! Escritura Pública A  escritura pública  é um documento muito importante, é ela que comprova e registra a compra e venda no Cartório de Notas. Para isso, é necessário portar os documentos originais, inclusive da esposa ou do marido, se for o caso. O valor depende do local onde a compra for efetuada e só deve ser pago por quem comprou o imóvel à vi

Caixa anuncia novas medidas que impactam diretamente no financiamento de imóveis

Caixa anuncia novas medidas que impactam diretamente no financiamento de imóveis   O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta quinta-feira (02/07) em live transmitida pelo  canal no Youtube do banco , novas medidas para estimular o crédito imobiliário e ressaltaram o volume recorde de contratações em 2020, mesmo em meio à pandemia.   Resultados contratações de crédito imobiliário em 2020.   Principalmente como resposta à sensibilidade econômica gerada pelos impactos do COVID-19, os resultados de habitação do banco e da contratação de novos recursos oscilam, mas indicam uma retomada gradual. Em 2020, foram 2 mil contratos por dia e 873 mil pessoas com a casa própria. Junho de 2020, mesmo sendo um período inserido na pandemia do COVID-19, foi o melhor mês para a contratação do Minha Casa Minha Vida com a utilização do recurso FGTS, com 6,4 bilhões de reais movimentados. Em 2020, soma-se quase 30 milhões e 172 mil unidades habitacionais. Fo