Pular para o conteúdo principal

E AÍ, SERÁ QUE É O MOMENTO IDEAL PARA COMPRAR UM IMÓVEL?
Bem, claro que dependerá da sua capacidade financeira, e isso ninguém melhor para saber a não ser você mesmo. Mas se está bem estabilizado financeiramente e ainda não sabe se deve ou não comprar um imóvel agora, se espera um pouco mais, ou deixa para o ano de 2021, quero lhe mostrar alguns pontos de vista de analistas do setor imobiliário, e com isso contribuir na sua tomada de decisão,  se compra ou não compra seu imóvel agora.

Talvez você já tenha tido a oportunidade de conversar com uma pessoa mais velha sobre investimentos e aprendido uma receita centenária para a construção de patrimônio: invista em imóveis. Essa orientação foi e ainda é o que mais escuto quando tenho a oportunidade de buscar um pouco de conhecimento com investidores mais experientes, claro, nunca deixando de lado a diversificação nos investimentos.
O coronavírus vem devastando uma grande variedade de ativos você já deve estar ciente. Da bolsa de valores ao investimento em renda fixa, todas as classes de ativos estão sendo impactados em algum grau pela pandemia. 
Mas você já parou para pensar em como fica o setor imobiliário com o avanço da crise?
No começo de 2020, o mercado imobiliário estava ‘programado’ para entregar um novo ciclo de alta. Essa, pelo menos, era a aposta de grande parte dos especialistas, tendo em vista as baixas taxas de juros de crédito imobiliário e as expectativas para o crescimento da economia brasileira em alta.
Em entrevista  o colunista do Seu Dinheiro e sócio da Empiricus, Rodolfo Amstalden, disse acreditar que o coronavírus não trouxe uma mudança drástica para o cenário que se desenhava no fim de 2019 e começo de 2020 e já era sentido nas principais capitais brasileiras.
Segundo ele, o Brasil ainda deve, sim, ver uma retomada do crescimento do setor imobiliário.
O coronavírus não é só responsável pelo adiamento da alta do setor, mas também adiciona elementos que podem ajudar no aquecimento do mercado imobiliário quando chegar a hora.
É o caso da queda dos juros, que hoje se encontra em um nível muito abaixo do que se previa no começo do ano e que ainda pode cair mais. A situação também faz com que muitas pessoas vendam os seus ativos imobiliários - sejam eles imóveis ou fundos imobiliários - sem pensar muito no preço, o que abre uma oportunidade de compra por preços muito convidativos.
O presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), José Carlos Martins, entende que a construção civil será a principal alavanca para que o país consiga retomar o ritmo econômico de antes da pandemia de Coronavírus. O dirigente declarou em webnar que o enfrentamento da crise é similar ao que se faz quando se encerra uma guerra. “Após uma guerra, se sai reconstruindo”, diz. 

Martins também destaca que a construção civil é o único setor com capilaridade para movimentar os outros segmentos da economia brasileira no pós-pandemia. “A construção civil impacta diretamente 62 setores das áreas industrial e comercial e mais 35 setores de serviço. São 97 torneiras que são abastecidas quando se enche essa caixa d’água. Não há como irrigar a economia sem a construção civil”, compara. 

Para amenizar esse impacto, muitas construtoras estão flexibilizando os pagamentos, as condições de parcelamento e ainda tendo condição especial de 180 dias para pagar a primeira parcela. “Não tem forma de sair dessa crise que não seja via investimento”, destaca José Carlos Martins. 

Com tudo isso, o que pode ser observado é que em toda crise sempre terá grandes oportunidades. O que talvez você não conseguiria negociar em tempos normais, hoje poderá ter muito mais possibilidades na negociação, de descontos ou parcelamentos super facilitados.  Claro que não estamos dizendo para sair comprando o que tiver na sua frente ou a primeira oferta que for lhe apresentada, mas se tiver paciência (diferente de demora na tomada de decisão) e saber escolher boas ofertas, você terá uma grande oportunidade para comprar seu imóvel neste momento, então aproveite.

Contar com uma imobiliária é essencial para garantir a eficácia e a segurança de seu investimento. Além disso, elas auxiliam na divulgação, administração, negociação e obtenção de garantias.

E claro, aqui na Prestigiar Imóveis, você sempre encontrará um consultor disposto a lhe entender, saber suas expectativas e suas necessidades, e com isso buscar o imóvel ideal para você e sua família.


Um Grande abraço, fique com Deus e até a próxima.

Thiago Samora
Diretor Prestigiar Imóveis


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa anuncia novas medidas que impactam diretamente no financiamento de imóveis

Caixa anuncia novas medidas que impactam diretamente no financiamento de imóveis   O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta quinta-feira (02/07) em live transmitida pelo  canal no Youtube do banco , novas medidas para estimular o crédito imobiliário e ressaltaram o volume recorde de contratações em 2020, mesmo em meio à pandemia.   Resultados contratações de crédito imobiliário em 2020.   Principalmente como resposta à sensibilidade econômica gerada pelos impactos do COVID-19, os resultados de habitação do banco e da contratação de novos recursos oscilam, mas indicam uma retomada gradual. Em 2020, foram 2 mil contratos por dia e 873 mil pessoas com a casa própria. Junho de 2020, mesmo sendo um período inserido na pandemia do COVID-19, foi o melhor mês para a contratação do Minha Casa Minha Vida com a utilização do recurso FGTS, com 6,4 bilhões de reais movimentados. Em 2020, soma-se quase 30 milhões e 172 mil unidades habitacionais. Fo
Bancos anunciam prorrogação nos Contratos de Financiamento / Crédito Pessoa Física e Jurídica- Saiba Tudo A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN – e seus bancos associados anunciaram ontem (16) medidas de estímulo à economia para amenizar os efeitos negativos do COVID-19 (Coronavírus) no emprego e na renda. Os cinco maiores bancos associados - Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander - estão abertos e comprometidos em atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados. Saiba mais como proceder e tire suas dúvidas sobre o assunto. Como eu faço para solicitar a prorrogação de uma dívida que tenho com meu banco? R: Os clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas devem entrar em contato com seu banco, expor seu caso para saber das condições para prorrogar a dívida por até 60 dias.
QUAIS TAXAS DEVO PAGAR E PARA QUEM, NA COMPRA DO IMÓVEL? Está planejando comprar uma casa para chamar de sua? Então saiba quais taxas deverão ser pagas, por quem e para quem. Comprar ou vender um imóvel é uma transação que envolve o pagamento de diversas taxas e impostos. Apesar de serem ignoradas por alguns, as taxas do imóvel têm um valor considerável e precisam entrar no planejamento financeiro para evitar surpresas. Para te ajudar a se programar corretamente, separamos o que é preciso pagar, quando o pagamento deve ser efetuado e para onde vai o dinheiro. Ficou interessado? Continue lendo este texto para descobrir! Escritura Pública A  escritura pública  é um documento muito importante, é ela que comprova e registra a compra e venda no Cartório de Notas. Para isso, é necessário portar os documentos originais, inclusive da esposa ou do marido, se for o caso. O valor depende do local onde a compra for efetuada e só deve ser pago por quem comprou o imóvel à vi