Pular para o conteúdo principal

Como Organizar minha Vida Financeira para Compra do imóvel?


Neste artigo, você irá aprender dicas simples e importantes para organizar a fida financeira para assim planejar a compra do imóvel, pois a final de contas um imóvel é um investimento a longo prazo e que precisa ser bem planejado.
Saber como organizar o orçamento familiar é essencial para quem quer manter as finanças da família em dia e planejar a compra da tão sonhada casa própria.
É importante contar com a participação de todos no processo e adotar medidas como listar todos os gastos da família e fazer metas financeiras.
Veja agora como organizar o orçamento familiar:

Primeiro passo e ter a participação de todos da família
Colocar o orçamento doméstico em ordem, precisa ter a participação de todos os membros da família, até mesmo as crianças e adolescentes. Por isso, mostre que a ajuda de todos é necessária e que, independentemente da idade e de ter ou não uma renda, cada membro é responsável pela saúde financeira da casa.
Próximo passo é some todas as rendas
Já com o envolvimento de todos da família, agora o importante colocar a mão na massa e somar todas as rendas que irão fazer parte do orçamento.

Agora coloque no papel todos os gastos dos membros da família
Depois de chegar a um valor total de renda familiar, é importante anotar os gastos de todos os membros e, ainda, como eles são pagos (débito em conta, dinheiro, etc). Neste momento é importante não deixar de fora nem mesmo os gastos menores, além de todas as despesas com os filhos, como merenda na escola, passeios e contas de celular.
Despesas fixas, como mensalidade da escola, aluguel, parcela da casa própria, contas de luz e gás, seguro do carro, etc., também não podem ficar de fora. Gastos esporádicos, como cinema, saques e restaurantes também têm que ser anotados.
Você pode fazer esse controle por meio de planilhas ou um gerenciador financeiro.

Crie metas para os gastos
Agora é hora de planejar e criar metas para as despesas. Determine prioridades para os gastos da casa. Assim, você consegue identificar quais são os itens supérfluos e aqueles que são essenciais.  A partir daí, estabeleça limites de gastos em cada categoria de despesa da família (Moradia, Saúde, Lazer, etc).
Uma das melhores formas de fazer isso é usando a regra 50-15-35. Segundo o modelo, 50% da renda familiar devem ser destinados para os gastos essenciais, como aluguel, condomínio, mensalidade da escola… As prioridades financeiras, como poupança e pagamento de dívidas, recebem 15% da renda. Os outros 35% são usados para manter o estilo de vida.
Depois de organizar e separar o orçamento, neste 35%, podemos encaixar o planejamento da compra do novo imóvel ou do primeiro. Mas lembre-se, é sempre importante deixar um valor para lazer, pois a final de contas trabalhar para pagar conta não é vida e não faz bem para saúde mental da família.
Vamos cortar despesas
Agora é importante começar o processo de cortar despesas. Veja em que pontos você consegue reduzir as despesas, como, por exemplo, diminuir o pacote de TV por assinatura, cancelar o jornal ou até mesmo fazer um plano família, mais em conta, para o celular. Economizando nas despesas, sobra mais para poupar.

Agora que tem tudo organizado é planejar
Pronto, já temos tudo organizado e sabemos exatamente onde economizar para encaixar o sonho da casa Nova.
Uma dica importante, é determinar tempo: Em quanto tempo quer da entrada na compra do imóvel, saber o tempo é importante para organizar e guardar dinheiro para a Entrada e Despesas com a compra.
Outra dica importante, o ideal é sempre ter um valor disponível para dar entrada e vale lembrar que caso tenha retenção de FGTS este é melhor momento para utilizá-lo, pois quanto menor for o valor financiamento com Banco, menor será sua parcela, menos juros será pago e, maior é seu poder de negociação na compra e escolha do seu imóvel.
Fique ligado, logo você irá aprender: Qual é o imóvel ideal para minha renda?

Pronto, agora é colocar tudo em pratica, pois independente do seu orçamento, com organização e planejamento você pode comprar e realizar todos os seus objetivos. E lembre-se, na Prestigiar, você encontra sempre um especialista para te orientar neste momento importante.

Um Grande abraço e fique com Deus e até a próxima.

Thiago Samora
Diretor Prestigiar Imóveis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa anuncia novas medidas que impactam diretamente no financiamento de imóveis

Caixa anuncia novas medidas que impactam diretamente no financiamento de imóveis   O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta quinta-feira (02/07) em live transmitida pelo  canal no Youtube do banco , novas medidas para estimular o crédito imobiliário e ressaltaram o volume recorde de contratações em 2020, mesmo em meio à pandemia.   Resultados contratações de crédito imobiliário em 2020.   Principalmente como resposta à sensibilidade econômica gerada pelos impactos do COVID-19, os resultados de habitação do banco e da contratação de novos recursos oscilam, mas indicam uma retomada gradual. Em 2020, foram 2 mil contratos por dia e 873 mil pessoas com a casa própria. Junho de 2020, mesmo sendo um período inserido na pandemia do COVID-19, foi o melhor mês para a contratação do Minha Casa Minha Vida com a utilização do recurso FGTS, com 6,4 bilhões de reais movimentados. Em 2020, soma-se quase 30 milhões e 172 mil unidades habitacionais. Fo
Bancos anunciam prorrogação nos Contratos de Financiamento / Crédito Pessoa Física e Jurídica- Saiba Tudo A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN – e seus bancos associados anunciaram ontem (16) medidas de estímulo à economia para amenizar os efeitos negativos do COVID-19 (Coronavírus) no emprego e na renda. Os cinco maiores bancos associados - Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander - estão abertos e comprometidos em atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados. Saiba mais como proceder e tire suas dúvidas sobre o assunto. Como eu faço para solicitar a prorrogação de uma dívida que tenho com meu banco? R: Os clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas devem entrar em contato com seu banco, expor seu caso para saber das condições para prorrogar a dívida por até 60 dias.
QUAIS TAXAS DEVO PAGAR E PARA QUEM, NA COMPRA DO IMÓVEL? Está planejando comprar uma casa para chamar de sua? Então saiba quais taxas deverão ser pagas, por quem e para quem. Comprar ou vender um imóvel é uma transação que envolve o pagamento de diversas taxas e impostos. Apesar de serem ignoradas por alguns, as taxas do imóvel têm um valor considerável e precisam entrar no planejamento financeiro para evitar surpresas. Para te ajudar a se programar corretamente, separamos o que é preciso pagar, quando o pagamento deve ser efetuado e para onde vai o dinheiro. Ficou interessado? Continue lendo este texto para descobrir! Escritura Pública A  escritura pública  é um documento muito importante, é ela que comprova e registra a compra e venda no Cartório de Notas. Para isso, é necessário portar os documentos originais, inclusive da esposa ou do marido, se for o caso. O valor depende do local onde a compra for efetuada e só deve ser pago por quem comprou o imóvel à vi