Pular para o conteúdo principal

Saiba como calcular o valor do aluguel do seu imóvel e descobrir se o valor está adequado


Todos sabemos que o investimento em imóveis é uma boa forma de proteger seu patrimônio e melhor ainda quando pode fazê-lo render com o valor do aluguel. Mas, antes de investir, o ideal e saber se seus ganhos serão compatíveis com o valor aplicado na compra do imóvel, é preciso calcular bem o valor da locação e evitar perdas financeiras.
Um bom planejamento ajuda o locador a encontrar um preço justo, sem correr o risco de ficar com o imóvel vazio nem receber um aluguel abaixo do valor de mercado. Um imóvel desalugado é fonte de custos que, muitas vezes, os proprietários não podem incluir em seu orçamento (impostos e taxas como IPTU e condomínio).
Veja, abaixo, alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de montar o valor do aluguel.

Faça uma avaliação imobiliária para saber o real valor do aluguel
Em média, hoje o aluguel em Belo Horizonte e Região, deve custar em média de 0,5% a 0,8% do valor total do imóvel. Esse total é líquido, isto é, sem incluir IPTU e condomínio. Mas, com o custo de vida em alta na maioria das cidades do País, os proprietários de imóveis acabam seguindo o valor que o mercado está praticando, a fim de conseguir manter o imóvel ocupado.
Para quem está alugando seu imóvel pela primeira vez, é válido buscar o suporte de uma imobiliária de confiança, que poderá fazer uma avaliação mais aprofundada sobre a região onde o imóvel está localizado, a média de preço praticada por ali e os serviços oferecidos. Todos esses itens são importantes para chegar ao valor do aluguel. 
Além disso existem outros pontos que interferem no valor. 

Localização
A localização sem dúvidas, é um dos pontos mais importantes na hora de definir o valor de um aluguel. Acredito que já tenha visto imóveis com metragem e características semelhantes, mas com preços distintos. Um imóvel no Buritis não tem o mesmo preço que o do Caiçara. Existem alguns motivos pelos quais ocorrem essas alterações:
  • ·         segurança;
  • ·         mais tranquilidade;
  • ·         menos trânsito;
  • ·         centros comerciais;
  • ·         acesso ao transporte público.


Espaço de Lazer
Uma área de lazer em um condomínio pode influenciar muito no preço do imóvel. Nós entendemos que as áreas de lazer ajudam na qualidade de vida, no entanto, se você não for usá-las é melhor buscar outro tipo de apartamento.
Existem alguns espaços que são mais valorizados em condomínios.
  • ·         piscinas;
  • ·         quadras poliesportivas;
  • ·         salões de festas;
  • ·         playgrounds para crianças;
  • ·         churrasqueiras;
  • ·         saunas e espaços gourmet;
  • ·         academias;
  • ·         pista de Cooper.  

Desta forma, escolha os ambientes que mais atendem o seu perfil e verifique se o aluguel se encaixa em seu orçamento. Caso contrário, busque opções que não tenham tantos recursos, mas que estão localizadas em regiões que contém forte presença de comércio local.

Segurança
Um dos pontos que influencia no valor do aluguel do imóvel é a segurança, especialmente em regiões onde a criminalidade é alta e frequentemente aparecem notícias nos telejornais. Dentro desse cenário, uma área que contém postos policiais e uma ótima estrutura de vigilância tem mais valorização no mercado.
O aluguel também aumenta quando o condomínio tem porteiro 24 horas, câmeras de segurança e alarmes em todos os espaços. Além disso, deve-se considerar a estrutura das ruas do bairro, uma vez que as vias iluminadas e movimentadas deixam o ambiente mais seguro.  

Conheça outros custos que impactam no aluguel 
Outros valores que interferem no cálculo do aluguel são o IPTU e o condomínio. Em alguns casos, é possível reduzir ou aumentar o valor do aluguel se o condomínio for alto ou oferecer serviços como portaria 24 horas e área de lazer. Caso o IPTU já esteja pago, o locador poderá incluí-lo no valor do aluguel, para reaver o investimento.

Invista na conservação do imóvel e itens extras
A conservação e a localização do imóvel também devem ser levadas em consideração na hora de estipular o valor do aluguel. Apartamentos em boas condições de uso, em que o inquilino só precisa se mudar com seus pertences, podem pedir um valor real. Porém, qualquer obra necessária, como uma simples infiltração, abre precedente para um pedido de redução no aluguel, pois é um aumento de gastos para o inquilino.
Imóveis já mobiliados também podem apresentar preços mais altos, pela comodidade oferecida de já estarem prontos para serem ocupados. Mesmo se os móveis forem de segunda mão, o imóvel poderá ter um acréscimo de até 30% no valor inicial. Mas lembre-se de que os móveis devem estar em boas condições de uso.

Saiba que a lei da oferta e da procura conta para o valor do aluguel 
Além de todos os itens citados até agora, é importante pensar nas mudanças do mercado. No setor imobiliário, a lei da oferta e da procura vale mesmo, fazendo com que imóveis muito parecidos tenham preços bem diversos por causa da procura por determinada região ou modelo de imóvel.
Pesquise pela vizinhança os preços praticados e compare com o valor que pensou para o seu imóvel. Mas esteja aberto a negociar com os possíveis inquilinos. Ficar com o imóvel fechado e pagando taxas como IPTU e condomínio é perder dinheiro no investimento feito.

E aí, gostou? Envie para um amigo que tem dúvidas, ou que está buscando um imóvel para alugar, com essas dicas ele saberá se o valor do aluguel cobrado, está dentro do valor de mercado ou não!

Um Grande abraço, fique com Deus e até a próxima.

Thiago Samora
Diretor Prestigiar Imóveis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa anuncia novas medidas que impactam diretamente no financiamento de imóveis

Caixa anuncia novas medidas que impactam diretamente no financiamento de imóveis   O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta quinta-feira (02/07) em live transmitida pelo  canal no Youtube do banco , novas medidas para estimular o crédito imobiliário e ressaltaram o volume recorde de contratações em 2020, mesmo em meio à pandemia.   Resultados contratações de crédito imobiliário em 2020.   Principalmente como resposta à sensibilidade econômica gerada pelos impactos do COVID-19, os resultados de habitação do banco e da contratação de novos recursos oscilam, mas indicam uma retomada gradual. Em 2020, foram 2 mil contratos por dia e 873 mil pessoas com a casa própria. Junho de 2020, mesmo sendo um período inserido na pandemia do COVID-19, foi o melhor mês para a contratação do Minha Casa Minha Vida com a utilização do recurso FGTS, com 6,4 bilhões de reais movimentados. Em 2020, soma-se quase 30 milhões e 172 mil unidades habitacionais. Fo
Bancos anunciam prorrogação nos Contratos de Financiamento / Crédito Pessoa Física e Jurídica- Saiba Tudo A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN – e seus bancos associados anunciaram ontem (16) medidas de estímulo à economia para amenizar os efeitos negativos do COVID-19 (Coronavírus) no emprego e na renda. Os cinco maiores bancos associados - Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander - estão abertos e comprometidos em atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados. Saiba mais como proceder e tire suas dúvidas sobre o assunto. Como eu faço para solicitar a prorrogação de uma dívida que tenho com meu banco? R: Os clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas devem entrar em contato com seu banco, expor seu caso para saber das condições para prorrogar a dívida por até 60 dias.
QUAIS TAXAS DEVO PAGAR E PARA QUEM, NA COMPRA DO IMÓVEL? Está planejando comprar uma casa para chamar de sua? Então saiba quais taxas deverão ser pagas, por quem e para quem. Comprar ou vender um imóvel é uma transação que envolve o pagamento de diversas taxas e impostos. Apesar de serem ignoradas por alguns, as taxas do imóvel têm um valor considerável e precisam entrar no planejamento financeiro para evitar surpresas. Para te ajudar a se programar corretamente, separamos o que é preciso pagar, quando o pagamento deve ser efetuado e para onde vai o dinheiro. Ficou interessado? Continue lendo este texto para descobrir! Escritura Pública A  escritura pública  é um documento muito importante, é ela que comprova e registra a compra e venda no Cartório de Notas. Para isso, é necessário portar os documentos originais, inclusive da esposa ou do marido, se for o caso. O valor depende do local onde a compra for efetuada e só deve ser pago por quem comprou o imóvel à vi