Pular para o conteúdo principal

Entenda o que é crédito associativo na construção


Você provavelmente já ouviu falar sobre crédito associativo, mas sabe ao certo o que é e como funciona esse modelo de financiamento de imóveis?
Continue a leitura deste post e confira as informações que reunimos para ajudar você a esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto!
O que é o crédito associativo na construção?
Para adquirir um imóvel, os consumidores podem contar com duas modalidades de financiamento. A primeira é aquela na qual o comprador firma um contrato com a construtora, se comprometendo a pagar parte do valor do imóvel por meio de um contrato com alguma instituição financeira.
Nesse caso, o contrato é firmado apenas após a finalização da construção do empreendimento e o crédito é liberado em uma única parcela para a construtora.
A segunda forma de financiar um imóvel é por meio do crédito associativo. Nesse caso, uma organização — geralmente uma incorporadora — cria um grupo de compradores para um empreendimento que quer construir. Quando o número mínimo de compradores é alcançado, o agente financeiro libera o crédito para a construção.
No caso do crédito associativo, portanto, os contratos de financiamento devem ser assinados antes da finalização da obra e o dinheiro é liberado em fases para a construtora imobiliária.
Como funciona o crédito associativo?
A possibilidade de financiar um imóvel por meio do crédito associativo vale apenas para empreendimentos residenciais na planta. Além disso, essa forma de financiamento não é oferecida por bancos privados, estando disponível apenas pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.
Os bancos, nesse caso, analisam a viabilidade do empreendimento e o cronograma de obras para estabelecer a liberação do valor de forma parcelada. Durante a execução da obra, também são responsáveis por verificar se os valores estão sendo aplicados de forma correta na construção, evitando a aplicação de juros para os compradores.
Apesar do acompanhamento por parte dos bancos, questões relacionadas ao empreendimento — como qualidade e prazo de entrega — continuam sendo responsabilidade da construtora.
O crédito associativo pode ser de 4 tipos:
construção em terreno de propriedade da própria incorporadora;
produção em lotes de terreno urbanizado;
reabilitação de empreendimento urbanos;
compra de terreno e construção do empreendimento.
Quais são as vantagens do crédito associativo?
Toda modalidade de financiamento tem suas vantagens e desvantagens que devem ser analisadas antes de tomar a decisão de escolher uma ou outra. No caso do crédito associativo, as vantagens são:
taxas de juros reduzidas
uso do FGTS — o comprador pode utilizar recursos do FGTS para financiar o imóvel;
despesas iniciais reduzidas — custos com escritura e registro são menores, já que o valor é calculado apenas sobre uma fração do terreno —, entre outras.
Entre as desvantagens do crédito associativo estão o fato da construção não começar quando o contrato é assinado — apenas quando o número mínimo de compradores é alcançado —, a taxa de evolução da obra que deve ser paga durante o período de construção e a possibilidade da obra atrasar ou ficar mais cara que o previsto inicialmente.
O crédito associativo é uma modalidade de financiamento que pode gerar benefícios para quem deseja adquirir um imóvel próprio. É ainda mais vantajoso para famílias de baixa renda, já que possui taxas de juros reduzidas e permite a utilização do FGTS.

Um Grande abraço, fique com Deus e até a próxima.

Thiago Samora
Diretor Prestigiar Imóveis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa anuncia renegociação de dívidas A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta feira 05 de junho, que abrirá a negociação de dívidas de financiamentos habitacional até para quem está prestes a perder o imóvel.    Renegociação de dívidas   O banco também anunciou novas possibilidades de renegociação de financiamento imobiliário em atraso, sem aumento do prazo do contrato. De acordo com a Caixa, do total de 5,2 milhões de contratos em vigor, 589 mil (11%) têm algum tipo de atraso e somam R$ 10,1 bilhões. Esses contratos impactam 2,3 milhões de pessoas. Essas renegociações incluem contratos do Minha Casa Minha Vida e empréstimos nos âmbitos do SFH e SFI. São 4 situações de renegociação: ·          -Empréstimos com atrasos recorrentes pagamento de 1 prestação e incorporando as demais. Contratos nessas condições somam R$ 1,8 bilhão. ·          Pagamento d...
PSICOLOGIA DAS CORES O que é a Psicologia das Cores: Psicologia das Cores consiste em um estudo aprofundado sobre como o cérebro humano identifica as cores existentes e as transforma em sensações ou emoções. Este é um estudo psicológico que, junto com os conhecimentos da  Teoria das Cores , ajuda a compreender a influência das cores nas emoções e nos sentidos de quem as percebe. Como aplicar as cores nos ambientes Depende de qual sensação você quer ter em cada cômodo? As cores quentes e frias têm o poder de influenciar no tamanho dos ambientes, nas nossas sensações e na harmonia dos espaços. Saber utilizá-las com sabedoria é fundamental para deixar qualquer cômodo da casa aconchegante e belo. Segundo a “psicologia das cores”, as cores ao nosso redor  têm influencia no nosso humor e bem-estar.  Dessa forma, a escolha de cores quentes ou frias, claras ou escuras, fortes ou suaves não deve se ater somente à função do aposento e ...

Caixa anuncia novas medidas que impactam diretamente no financiamento de imóveis

Caixa anuncia novas medidas que impactam diretamente no financiamento de imóveis   O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta quinta-feira (02/07) em live transmitida pelo  canal no Youtube do banco , novas medidas para estimular o crédito imobiliário e ressaltaram o volume recorde de contratações em 2020, mesmo em meio à pandemia.   Resultados contratações de crédito imobiliário em 2020.   Principalmente como resposta à sensibilidade econômica gerada pelos impactos do COVID-19, os resultados de habitação do banco e da contratação de novos recursos oscilam, mas indicam uma retomada gradual. Em 2020, foram 2 mil contratos por dia e 873 mil pessoas com a casa própria. Junho de 2020, mesmo sendo um período inserido na pandemia do COVID-19, foi o melhor mês para a contratação do Minha Casa Minha Vida com a utilização do recurso FGTS, com 6,4 bilhões de reais movimentados. Em 2020, soma-se quase 30 milhões e 172 mil unidades ...